sexta-feira, 13 de abril de 2012

resumo 2 pe

A primeira dimensão do planejamento corresponde ao assunto abordado, que pode ser produção, pesquisa, novos produtos, finanças, marketing, instalação, recursos humanos.
O planejamento não deve ser confundido com previsão, projeção, predição, resolução de problemas ou plano pois.
Previsão: corresponde ao esforço para verificar quais serão os eventos que poderão ocorrer, com base no registro de uma serie de probabilidade.
Projeção: corresponde à situação em que o futuro tende a ser igual ao passado, mas a empresa não tem nenhum controle sobre seus processos e desenvolvimentos.
Resolução de problemas: corresponde a aspectos imediatos qur procuram tão somente a correção de certas descontinuidades e desajustes entre a empresa e as forças extrernas que  lhe sejam potencialmente relevantes.
Plano: corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação entre a empresa e aso forças externas que lhe sejam potencialmente relevantes.
Plano: corresponde a um documento formal que se constitui na consolidação das informações e atividades desenvolvidas no processo de planejamento, é o limite da formalização do planejamento, uma visão estática do planejamento, uma decisão em que a relação custo versus benefícios deve ser observada.
Princípios do Planejamento.:
São  os princípios gerais do planejamento
1° O princípio da contribuição aos objetos e, nesse aspecto, o planejamento  deve ser sempre visar aos objetivos máximos  da empresa.
 No processo de planejamento devem se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcança-lo em sua totalidade, tendo em vista a integração entre eles.
2° o princípio da precedência do planejamento, corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras, organização, direção e controle.
3° o princípio  da maior penetração e abrangência, pois o planejamento pode provocar uma série de modificações nas características e atividades da empresa.
4° o principio da maior eficiência, eficácia e efetividade .o planejamento deve ser procurar maximizar os resultados e minimizar as deficiências.
Através desses aspectos, o planejamento procura proporcionar à empresa uma situação de eficiência, eficácia e efetividade.
Eficiência: fazer as coisas de maneira adequada, resolver problemas, salvaguardar os recursos aplicados, cumprir seus deveres, reduzir os custos.
Eficácia: fazer as coisas certas, produzir alternativas criativas, maximizar a utilização de recursos, obter resultados, aumentar o lucro.
Efetividade: manter se no ambiente, apresentar resultados globais positivos ao longo do tempo, permanentemente.
A efetividade representa a capacidade de a empresa coordenar constantemente, no tempo, esforço e energia, tendo em vista o alcance dos resultados globais e a manutenção da empresa no ambiente.
Para que a empresa seja efetiva ou excelente e necessário que ela seja eficiente e eficaz.
Principios específicos do planejamento
Planejamento participativo: o principal beneficio do planejamento não é seu resultado final, ou seja, o plano, mas o processo desenvolvimento, sendo o papel responsável pelo planejamento não é. Simplesmente, elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração pela própria empresa e deve ser realizada pelas áreas pertinentes ao processo.
 Planejamento coordenado: todos os aspectos envolvidos devem ser projetados de forma que atuem inter dependetemente, pois nenhuma parte ou aspecto de uma empresa pode ser planejado eficientemente se o dor de maneira independente de qualquer outra parte ou aspecto.
Planejamento integrado: os vários escalões de uma empresa. De porte médio ou grande, devem ter planejamentos integrados. Nas empresas voltadas para o ambiente, nas quais os objetivos empresarias dominam os de seus membros, geralmente os objetivos são escolhidos de cima para baixo, e os meios para atingi-los, de baixo para cima, sendo este último fluxo usualmente invertido em uma empresa cuja função primária é servir a seus membros.
Planejamento permanente: essas condições são exigidas pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.
Filosofias  do planejamento
Filosofia da satisfação: designa aos esforços para atingir um mínimo de satisfação, mas não necessariamente para excedê-lo.
Filosofia da Otimização: Significa que o planejamento não e feito apenas para realizar algo suficientemente bem, mas para fazê-lo tão bem quanto possível. Caracteriza-se pela utilização de técnicas matemáticas e estatísticas, de modelos de simulação e de pesquisa operacional.
Filosofia da adaptação: esta filosofia que algumas vezes é denominada planejamento inovativo, apresenta as seguintes características:
Baseia-se na suposição de que o principal valor do planejamento não está nos planos produzidos, mas no processo de produzi-los
Supõem que a maior parte de necessidade atual de planejamento deccore da falta de eficácia administrativa e de controles, e que o fator humano é o maior responsável pela maioria das confusões que o planejamento tenta eliminar ou evitar.
O conhecimento do futuro pode ser classificado em 3 tipos: certeza, incerteza e ignorância, visto que cada uma dessas situações requer tipos diferentes, comprometimento, contigencia ou adaptação.
Partes do planejamento: é um processo continuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de forma diferentes.
Planejamento dos fins: especificação do estado futuro desejado, ou seja, a missão, os propósitos, os objetivos, os objetivos setoriais, os desafios e metas.
Planejamento dos meios: proposição dos caminhos para a empresa chegar ao estado futuro desejado, por exemplo, pela expansão da capacidade produtiva de uma unidade ou diversificação de produtos, tendo-se a escolha do macro estratégia, micropolítica, estratégias de negócios.
Planejamento organizacional: esquematização dos requisitos organizacionais para poder realizar os meios propostos. Podendo-se ter, por exemplo, a estruturação da empresa em unidade estratégicas de negócios.
Planejamento de recursos: dimensionamento de recursos humanos e matérias, determinação da origem e aplicação de recursos financeiros, tendo-se o estabelecimento de programas, projetos e planos de ação necessários ao alcance do futuro desejado.
Planejamento e implementação de controle: corresponde á atividade de planejar o gerenciamento da implantação do empreendimento.
Planejamento estratégico: é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimização grau de interação com ambiente e atuação de forma inovadora e diferenciada.
Planejamento tático: tem por objetivo otimizar determinada área de resultados e não a empresa como um todo, trabalhando com decomposição dos objetivos, estratégias e politicas estabelecidas no planejamento estratégico.
Planejamento operacional: pode ser considerado como a formalização, principal através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimentos e implantação estabelecidas., nesta situação tem –se, basicamente, os planos de ação ou plano operacionais.
Através do planejamento estratégico a empresa espera:
 Conhecer melhor os seus pontos .
Ponto forte: é a diferenciação conseguida pela empresa, variável, controlável, que lhe proporcionando uma vantagem operacional no ambiente empresarial.
Ponto fraco: é uma situação inadequada da empresa, variável controlada, que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial.
Oportunidades: é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.
Ameaças: é a força ambiental incontrolada pela empresa, que cria obstáculos a sua ação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.


  

Adm da produção

1)     1)  Questão : No seculo VXIII surgiu na Europa os trabalho de Frederick W. Taylor, considerado o avô da administração cientifica ( F ) pai da administração cientifica.
2)      2) Questão: A procura interessante por melhores métodos de trabalho e processos de produção, com o objetivo de se obter melhoria de produtividade com o menor custo possível, foi desenvolvido por Taylor ( V)
3)     3) Questão: A produção enxuta introduziu, entre outros vários conceitos. Um deles é o Just-In-time ( JIT ): Processo que gerencia a produção, objetivando o maior volume possível da produção, usando o mínimo de matéria-prima, embalagens, estoques intermediários, recursos humanos, no exato momento em que requerido tanto pela produção, mas não pelo cliente ( F ) tanto pela de produção, quanto pelo cliente.
4)      4) Questão: Tecnologia de grupo: É uma filosofia de engenharia e manufatura que identifica as similaridades físicas dos componentes ( V )
5)      5) Questão: As estações de trabalho são geralmente disposta em forma de “T” com objetivo de haver maior velocidade de produção ( F ) São dispostas em forma de U
6)      6) Questão: Um dos fatores que influem na localização é o cluster ( V )
7)      7) Questão: O keiretsu é uma palavra japonesa que designa a articulação efetuada por alguns conglomerados a fim de combinar suas estratégias de marketing finanças e produção com o objetivo de obter maior poder de competição nos mercados domésticos e internacional. Toyota é um exemplo de Keiretsu ( F ). Exemplo de keiretsu: Mitsui, Mitsubishi.
8)      8) Questão: O consórcio modular é uma ampliação do conceito de cooperativa ( F ) Consórcio modular é uma ampliação do conceito de condomínio industrial.

resumo pe

Conceituação de Planejamento

A Função do planejamento nas empresas, de estabelecer sua real amplitude e abrangência, está dividida em cinco dimensões:

1ª -Assunto abordado; 2ª - Elementos do planejamento; 3ª Dimensão - Tempo do planejamento; 4ª Dimensão - Unidades organizacionais onde o julgamento é elaborado; Características do planejamento.

O planejamento estratégico corresponde ao estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado.

O processo de planejar envolve:
Um modo de pensar, um salutar modo de pensar envolve indagações, indagações envolvem questionamentos sobre: o que será feito; como; quando; quanto; para quem; por que; por quem; onde será feito.

Princípios gerais do Planejamento

1 - Contribuição – Visa os objetivos máximos da empresa;
2 - Precedência do planejamento – (Organização, direção e controle);
3 - Penetração e abrangência – provocado modificações que pode ser em pessoas, tecnologia e Sistemas.
4 – Maior eficiência, eficácia e efetividade. A eficácia de uma empresa depende basicamente de dois aspectos que é de sua capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente / de sua flexibilidade e adaptabilidade, visando usufruir dessas oportunidades e atender às necessidades identificadas no ambiente.

Princípios específicos do Planejamento

1 – Participativo – O principal benefício não é o resultado final, mas o processo desenvolvido.
2 – Coordenado – Tudo deve ser projetado de forma que atuem interdependentemente.
3 – Integrado – Planejamentos integrados.
4 – Permanente – Manter sempre.
Os princípios lhe proporcionarão base mais sólida para o processo decisório inerente ao planejamento na empresa.

Filosofias do Planejamento

1 – Satisfação – Atingir o mínimo de satisfação, fazer o suficientemente bem, mas não também quanto possível, é dado grande importância para o orçamento e suas projeções. É adotado em empresas cuja preocupação é com sua sobrevivência – Vantagem – realizada em menor tempo, custo e menor qualificação na área.

2 – Otimização – Fazer tão bem quanto o possível, utiliza-se de técnicas matemáticas e estatísticas – Pesquisa Operacional, otimização do processo decisório. Desvantagem – o melhor modelo matemático pode ser sabotado.

3 – Adaptação – está no processo de produção dos planos, tenta eliminar a maioria confusões provocados pelo fator humano, o planejamento sempre focado em comprometimento, contingência ou adaptação. Procura sempre o equilíbrio interno e externo da empresa, visualiza a maximização dos lucros da empresa. Vantagem – facilitar o posterior desenvolvimento e implementação da reengenharia.

Partes do Planejamento

planejamento é um processo contínuo que envolve um conjunto complexo de decisões inter-relacionadas que podem ser separadas de formas diferentes.

1 – dos fins – Especificação do estado futuro.
2 – dos meios – Proposição de caminhos para empresa.
3 – Organizacional – Esquematização dos requisitos organizacionais.
4 – Recursos – Dimensionamento de recursos humanos e materiais.
5 – Implantação e Controle – Corresponde a atividade de planejar o gerenciamento da implantação do empreendimento

Tipos de Planejamento

Estratégico – relaciona-se com os objetivos de longo prazo e com estratégias e ações para alcançá-los que afetam as empresa como um todo.

Tático – relaciona-se com os objetivos de curto prazo e com estratégias e ações que, geralmente, afetam somente parte da empresa.

Operacional – Formalização de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação e estabelecidas.

O planejamento de longo prazo não pode ser considerado como estratégico pois, tradicionalmente, o planejamento de longo prazo é uma extrapolação do desempenho passado.

Os ciclos de planejamento devem ser mais curtos e freqüentes, flexíveis  e adaptativos. Todos os três tipos tendem estar interligados, tomada de decisões precisa ser acelerado.

Empresa como sistema

Sistema é definido como um conjunto de partes interagentes e interdependentes que conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuando uma função.

Componentes do sistema: Os objetivos, as entradas do sistema, o processo de transformação dos sistema, as saídas do sistema, os controles e avaliações do sistema e o feedback do sistema.

Sistema: é o que se esta estudando ou considerando.
Subsistema : são as partes do sistema
Supersistema ou ecossistema – é o todo

Informação – relacionado a redução de incerteza que temos do ambiente e que muito vai ajudar, no caso do planejamento estratégico, à seleção da postura da empresa para com o ambiente.

Adaptação ambiente-ambiente – evita impactos de alterações ambientais

Adaptação ambiente-sistema – a empresa modifica-se para superar uma alteração de ambiente, corresponde a uma adaptação passiva. Ex. Instalar computador em uma empresa que faz tudo no manual

Adaptação sistema-ambiente – repasse ao ambiente a modificação de alguma condição interna. Ex. empresa de micrcomputadores, produto novo no mercado.

Adaptação sistema-sistema: a empresa ajusta-se internamente a sua modificação. Ex Construção de uma nova fábrica de uma empresa fabricante de microcomputadores

Visões da Empresa : Modelo de gestão, Tamanho da empresa, Estilo de liderança, importância dos bens, nível tecnológico, lobby, Nível de remuneração, imagem, posição da indústria e interação com outras empresas do ambiente.

V1 - PE

 De forma geral e independentemente da metodologia utilizada, alguns aspectos básicos devem ser considerados conforma quadro a seguir:

Planejamento organizacional – Esquematização dos recursos organizacionais para poder realizar os meios propostos
Planejamento dos recursos – Dimensionamento de recursos humanos e materiais, determinação da origem e aplicação de recursos financeiros.
Planejamento dos fins - Especificação do estado futuro desejado, ou seja, a missão, os propósitos, os objetivos setoriais, os desafios e as metas.
Plajenamento dos meios – Proposição dos caminhos para a empresa chegar ao estado futuro desejado.
Planejamento da implantação e controle – corresponde à atividade de planejar o gerenciamento da implantação do empreendimento.

Questão 2: Verdadeiro e Falso

( F ) – O planejamento participativo estabelece que os vários escalões de uma empresa devem ter seus planejamento integrados.
( V ) – O planejamento permanente é uma condição exigida pela própria turbulência do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com tempo.
( V ) – O principal beneficio do planejamento participativo não é seu resultado final, mas o processo desenvolvido. Neste sentido, o papel do respoonsável pelo planejamento não é, simplesmente, elaborá-lo, mas facilitar o processo de sua elaboração.
( V ) – De acordo com o princípio da contribuição aos objetivos o planejamento deve, sempre, visar aos objetivos máximos da empresa. Os objetivos devem ser hierarquizados, visando alcançá-los em sua totalidade, observando-se a integração entre eles.
( F ) – O principio da precedência do planejamento estabelece as modificações provocadas nas pessoas, na tecnologia e nos sistemas.
( F ) – O princípio de maior penetração e abrangência, corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras ( organização, direção e controle ).

Questão 3: Existem fatores que podem interferir negativamente no processo de planejamento. Neste sentido, esclareça o que significa e como se deve lidar com as seguintes situações:
A)     Resistência a mudanças: Nesse caso seria pensar uma melhor forma para se adequar as novas situações mas nada muito drástico devar para que as mudanças possam ser gradativamente.
B)      Falta de capacitação de recursos humanos: Oferecer cursos, palestras, ensino, treinamento para quem não for capacitado conseguir experiência com os que já possuem no dia-a-dia e ficarem tão bons quanto eles.

Questão 4: De que forma o planejamento estratégico da produção pode contribuir para a manutenção do desenvolvimento sustentável?
Pode contribuir de uma forma muito eficiente porque através dele a manutenção pode organizar melhor e definir varias diretrizes afim de não ser pego de surpresa e sim ter sempre o domínio da situação tanto nos bons momentos como nos difíceis também.

Questão 5: Considerado os diferentes níveis hierárquicos podemos estabelecer três tipos de planejamento. Descreva resumidamente cada um deles, a saber:

Planejamento estratégico: é o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada
Tático: tem por objetivo otimizar determinada área de resultado e não a empresa como um todo. Portanto, trabalha com decomposições dos objetivos, estratégias e políticas estabelecidos no planejamento estratégico.
Operacional: pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Portanto, nesta situação tem-se basicamente, os planos de ação ou planos operacionais.

( F ) O Planejamento estratégico dentro de uma empresa deve respeitar alguns princípios para que os resultados de sua operacionalização sejam os esperados. Dentre os princípios gerais podemos destacar o planejamento integrado.
( V ) Entre os princípios específicos do planejamento estratégico encontramos o planejamento permanente. Essa Condição é inerente a tribulação do ambiente, pois nenhum plano mantém seu valor com o tempo.
( F ) De acordo com a filosofia da otimização o planejamento não é feito apenas para realizar algo suficientemente bem, mas para fazê-lo tão bem quanto possível. Caracteriza-se pela não utilização técnicas matemáticas e estatísticas, bem como modelos de simulação e de pesquisa operacional.
( F ) A filosofia da satisfação no âmbito do planejamento estratégico designa esforços para atingir o nível máximo de satisfação possível. O Nivel que define a satisfação é fixado pelo administrador responsável pela tomada de decisões.
( V ) A filosofia da adaptação procura estabelecer equilíbrio da empresa, no cenário interno e externo, após a ocorrência de mudanças. A empresa deve responder, ás mudanças externas, pois estas são as principais responsáveis por seus problemas internos.
( F ) O Planejamento tático deve conter com detalhes, dentre outros aspectos 1) Os recursos necessários para seu desenvolvimento e implantação. 2) Os procedimentos básicos a serem adotados. 3) Os resultados finais esperados.
( F ) Através do planejamento estratégico a empresa espera conhecer seus pontos fortes e fracos. Bem como conhecer e usufruir as oportunidades externas. Oportunidade é a força ambiental controlável pela empresa.
(V)  Ponto forte e a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona vantagem operacional .
Descreva os principais objetivos do planejamento estratégico na empresa.
R:

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Exercicios de Adm de Sist de Informação Online Und 1 até 6

1) A/O __________________ de um sistema de informação é responsável pelo registro ou coleta de todos os dados gerados na empresas em suas atividades diárias, tanto internas quanto externas.
R: Entrada
2) Um sistema______________________ é aquele que sofre influência apenas de fatores internos da organização.
R: Fechado
3) A _________________________ diz respeito a questões como a hierarquia da organização e seus níveis de autoridade e responsabilidade. Essa estrutura revela uma clara divisão do trabalho.
R:Dimensão Organizacional
4) Em uma empresa, sob a visão sistêmica, um subsistema é:
R: Um departamento
5) As entradas num sistema empresa podem ser:
R: matéria-prima, equipamentos e energia.
6) Um sistema de informação pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam, armazenam e distribuem informações para apoiar:
R: a tomada de decisão e o controle de uma organização.
7) A administração inadequada de dados é um exemplo da dimensão_____________ dos problemas empresariais.
R: Humana
8) O movimento do setor bancário em usar caixas eletrônicos depois que o Bradesco e o Itaú introduziram o conceito no mercado ilustra bem o que estas empresas fizeram em relação aos objetivos organizacionais. Assinale a alternativa correta.
R:Sobrevivência.
9) Enumere as três dimensões organizacionais dos sistemas de informação apontando suas características.
R: Dimensão organizacional - Diz respeito à hierarquia, à autoridade e à responsabilidade na divisão do trabalho.
Dimensão pessoal - Um sistema de informação sofisticado é inútil se não houver pessoas gabaritadas para operá-lo. 
Dimensão tecnológica - A tecnologia não pode ser usada como um “modismo” e sim pela sua adequação à empresa.
10) Determine o esquema de funcionamento de um sistema de informação definindo sua estrutura de funcionamento.
R: Entrada - Faz a coleta de dados gerados na empresa.
Processamento - Processa os dados em informações úteis.
Saída - Transfere as informações processadas às pessoas que vão utilizá-las. Feedback - Dados que voltam à entrada para serem corrigidos.
11) Considerando os sistemas de informações funcionais ou de áreas funcionais estudados responda: a análise de preços é um exemplo de:
R: sistemas de informação de venda/marketing e gerentes de nível médio.
12) É um exemplo de atividade de vendas/marketing apoiado por sistemas de informação:
R: desenvolver previsões de vendas.
13) Estes sistemas são a principal fonte de dados para outros sistemas da empresa:
R: sistemas de processamento de transações.
14) Que tipo de sistema você usaria para mudar a programação da produção se um fornecedor importante atrasasse a entrega de matérias-primas?
R: Sistemas de processamento de transações
15) Os sistemas projetados para resumir e relatar as operações básicas da organização são os:
R: sistemas de informações gerenciais.
16) Os sistemas de informação gerencial disponibilizam um conjunto de__________________ sobre determinados departamentos da empresa para manter o controle e a verificação de seus planejamentos.
R:
relatórios de rotina
17) Uma coleção de arquivos logicamente relacionados e armazenados de forma que possa atender a muitas aplicações chama-se:
R: banco de dados.
18) Um dos sistemas mais utilizados pela área funcional de finanças e contabilidade é o de _____________________, que mantém um registro detalhado dos clientes que compram a prazo e que devem à empresa.
R: contas a receber
19) Descreva os componentes de um sistema de informação baseado em computador e suas principais funções?
R: Hardware: é o equipamento físico usado para as atividades de entrada, processamento e saída do sistema. Software: consiste nos programas que controlam os sistemas. Banco de dados: arquivos de armazenamento. Rede: é o sistema de conexão. Procedimentos: conjunto de instruções. Pessoas:indivíduos que usam os sistemas.
20) Qual é o principal objetivo dos sistemas de processamento de transações numa organização contemporânea?
R: O principal objetivo dos sistemas de processamento de transações é responder a perguntas de rotina e monitorar o fluxo de transações dentro da organização. Ele responde a perguntas do tipo: quantas peças foram produzidas? Ou quantos clientes foram atendidos?
21) Quais sistemas são especialmente adequados para situações nas quais o procedimento, para se chegar a uma solução, pode não estar totalmente predefinido de antemão?
R: Sistemas de apoio à decisão.
22) Quais sistemas têm mais poder de análise do que outros tipos de sistemas?
R: Sistemas de apoio à decisão.
23) Os sistemas de apoio ao executivo ajudam a controlar e produzir:
R: o planejamento estratégico da empresa.
24) Qual tipo de sistema de informação pode apoiar os tomadores de decisão ou até substituí-los totalmente dependendo da situação?
R: Sistemas especialistas.
25) Os profissionais que utilizam os sistemas de gestão do conhecimento são aqueles cuja principal tarefa é criar ou processar informações. Eles são conhecidos como:
R: gerentes de nível médio.
26) As decisões ________________________ referem-se a problemas complexos e imprevistos para os quais não existem soluções prontas.
R: não-estruturadas
27) A eficiência de um sistema de______________________ depende da natureza do problema, do grupo e de como a reunião foi planejada e conduzida.
R: apoio às decisões em grupo
28) O conhecimento_____________________ lida com o conhecimento de todos e de cada um dos funcionários da empresa, fruto de suas experiências acumuladas.
R: tácito
29) De acordo com os sistemas de apoio à decisão estudados, as decisões que os gerentes têm de tomar podem ser classificadas em três categorias. Cite quais são elas e suas características principais.
R: Decisões estruturadas: são decisões de rotina, que têm soluções padronizadas.
Decisões não-estruturadas: são situações imprevistas e complexas para as quais não existe uma solução pronta.
Decisões semi-estruturadas: exigem uma combinação de procedimentos padrão e julgamento individual.
30) Determine a estrutura de componentes de um sistema de apoio à decisão.
R: Banco de dados, softwares de modelos, interface com o usuário, usuários.
31) Um _________________ coleta dados de vários processos de negócios importantes e os armazena em um único banco de dados que pode ser utilizado pelas outras áreas da empresa.
R: Sistema integrado.
32) ________________________ é o processo que integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e empresas de logística.
R: Gerenciamento da cadeia de suprimentos.
33) A Nestlé S/A instalou um sistema integrado R3 da SAP como forma de:
R: padronizar e coordenar seus processos de negócios em 500 instalações espalhadas em 80 países.
34) Os softwares de cadeia de suprimentos podem ser classificados em dois tipos:
R: planejamento e execução da cadeia de suprimentos.
35) Sabe-se através de pesquisas que, em média, os melhores clientes ou_______ representam cerca de 80% dos lucros. Daí a importância de se fazer uma classificação dos melhores clientes, com sistemas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM)
R: 20%
36) Os comportamentos e as tarefas logicamente relacionados para execução do trabalho são chamados de:
R: processos organizacionais.
37) Os________________________ requerem um novo aprendizado organizacional. Se você adotar este tipo de aplicação de um único fornecedor, como SAP, Oracle ou outros, será muito caro substituí-lo e, assim, sua empresa se tornará dependente desse fornecedor para manter e atualizar seus produtos.
R: Sistemas integrados.
38) O _______________________ atua como um escudo contra a falta de flexibilidade na cadeia de suprimentos.
R: Estoque de segurança.
39) Existem dois tipos de softwares de cadeia de suprimento. Determine quais são eles e suas características principais
R: Sistemas de planejamento: geram previsões de demanda e desenvolvem planos de compra para os produtos. Sistemas de execução: monitoram a situação física dos produtos e gerenciam seu fluxo pela cadeia de suprimentos
40) O que são sistemas integrados, conhecidos como ERP? Quais as principais áreas funcionais da empresa o ERP integra?
R: Sistemas ERP são os sistemas de planejamento de recursos empresarias, e as áreas funcionais integradas são vendas/marketing, finanças/contabilidade, fabricação/produção e recursos humanos.
41) Um microcomputador pode ser considerado como:
R: um computador pessoal
42) Qual seria a razão para você preferir uma estação de trabalho a um computador pessoal?
R: Quando você precisa de recursos de computação mais poderosos.
43) Uma interface que utiliza ícones, barras, caixas e botões para desempenhar tarefas é chamada de:
R; interface gráfica do usuário
44) Qual é sistema operacional Windows mais recente?
R: Windows Vista
45) Alternativa de uso para o Unix e o Windows, e que roda em diversos tipos de hardware, o Linux tem como seu maior atrativo para adoção por muitas empresas:
R: seu custo
46) O Linux é um exemplo de ____________________aberto que permite acesso livre a seu código de programa, de modo que todos os usuários de computadores possam modificá-lo para corrigir erros ou fazer melhorias.
R: Código de fonte.
47) O software ___________________ trata de uma necessidade específica da empresa. Ele pode ser desenvolvido pelo departamento de informática da empresa ou pode ser encomendado sob medida a uma empresa do ramo, de acordo com especificações da empresa contratante.
R: Especial
48) As linguagens de programação mais importantes para o mundo dos negócios até hoje foram:
R: C, C++, COBOL, Visual Basic
49) Existem computadores de todos os tamanhos e com diferentes recursos. Eles são classificados conforme seu porte (tamanho e velocidade de processamento). Sendo assim, faça uma classificação dos tipos de computadores existentes.
R: Mainframes, minicomputadores ou servidores, computadores pessoais, estações de trabalho e supercomputadores.
50) Quais são os principais sistemas operacionais atualmente usados em computadores pessoais?
R: Windows Vista, Windows XP, Windows Server 2003, Windows CE, Unix e Linux.
51) O ____________________ de seu computador consiste em chips microeletrônicos de memória, que são utilizados principalmente para armazenamento temporário de dados ou programas durante o processamento (memória RAM) ou utilizados para armazenamento permanente que somente pode ser lido e não alterado (memória ROM).
R: Armazenamento primário.
52) Um ____________é um grupamento de caracteres lógicos que formam uma palavra ou número de identificação.
R: Campo.
53) Um __________________ é um banco de dados central que armazena dados de potencial interesse para os tomadores de decisão de toda a empresa. Ele centraliza as informações que vêm de todos os departamentos da empresa em uma única central de modo que elas possam ser acessadas com a rapidez que a empresa precisa.
R: Data warehouse
54) É uma característica básica de um data warehouse:
R: ser imutável
55) Um (a) ____________________ é um conjunto de programas de computador que controla a criação, manutenção e uso dos bancos de dados por uma organização e seus usuários finais.
R: sistema de gerenciamento de banco de dados.
56) Qual das seguintes afirmações referentes a elementos comuns dos dados é verdadeira?
R: Um arquivo consiste em um grupamento de registros afins.
57) Existem vários tipos de softwares de sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), entretanto o mais conhecido e utilizado e o Acess da Microsoft, que é um:
R: SGBD para computadores pessoais.
58) O data mining pode realizar duas operações básicas: _______________ e ______________ .
R: Projetar tendências - identificar padrões.
59) Sabemos que os dispositivos de armazenamento secundário de um computador fornecem um tipo mais permanente e seguro de se guardar dados. Existem diverso tipos de tecnologias usadas para esse fim. Enumere as principais.
R: Disco magnético, fita magnética, discos óticos, redes de armazenamento.
60) Enumere três benefícios de se ter um banco de dados central (data warehouse) numa empresa.
R: Usuários finais podem acessar os dados de modo rápido, porque os dados estão somente em um lugar; problemas podem ser analisados, pois existe uma base de dados para isso; usuários passam a ter uma visão geral dos dados da empresa.