UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
Curso: Engenharia de Produção
Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho – Prof.: Lúcia de Abreu Rosas
Exercícios para V1 – 1º. sem./12
1) O Acidente de trabalho se deve praticamente a duas causas. Quais são elas? Descreva-as.
R: Ato inseguro – é o ato praticado pelo homem, em geral consiste do que está sento feito, que está contra as normas de segurança do trabalho
R: Condição insegura – é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo ou risco ao trabalhador.
2) O que é Segurança do Trabalho?
R:Segurança do trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, as doenças ocupacionais, bem como para proteger a integridade e a capacidade de trabalho do servidor.
Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.
Segurança do Trabalho é definida por normas e leis.
3) Qual o conceito prevencionista de acidente?
R: acidente é qualquer ocorrência não programada, inesperada, que interfere ou interrompe o processo normal de uma atividade, trazendo como consequência, isolada ou simultaneamente, perda de tempo, danos materiais e lesões ao trabalhador.
4) Existe diferença entre acidente e lesão? Defina e exemplifique.
R: Sim existe.
Acidente é a ocorrência imprevista e não desejada da qual resulta lesão pessoal (mediata ou imediata) ou da qual decorra risco próximo ou remoto dessa lesão.
Lesão é o ferimento, a contusão, a fratura, a torção, a alteração do bom funcionamento de um sistema ou aparelho, incluídos os estados mórbidos denominados doenças do trabalho
Ex: acidente é o contato com uma tubulação quente, a queimadura que possa resultar desse contato é a lesão.
5) Sejam as afirmativas abaixo com relação ao histórico do provencionismo.
I. No Brasil a 1ª. Lei sobre acidentes de trabalho é a lei 3724 de 15 de janeiro de 1919, que estabelecia regulamentos prevencionistas para o setor ferroviário, já que nessa época eram praticamente inexistentes outros empreendimentos industriais de vulto.
II. Nem sempre é possível calcular de imediato o custo total de um acidente. De acordo com a técnica prevencionista adotada e conhecida, o custo direto ou não segurado é considerado cinco vezes superior ao custo direto do segurado, causando ao país prejuízos superiores aos que conseguimos notar.
III. Dentre alguns exemplos e custos indiretos podemos citar a interrupção e ausência do trabalho por aqueles que dão socorro à pessoa acidentada e o custo com treinamento de pessoal substituto.
IV. Nas primeiras fábricas, o trabalho era executado por homens, mulheres e até crianças, levando-se em conta o estado de saúde, o desenvolvimento físico eu qualquer outro fator humano.
Marque com um X a opção correta:
(a) II e III (b) I e III (c) I, II e III (d) I, II e IV
6) Sejam as afirmativas abaixo sobre acidentes de trabalho.
I. A legislação específica (Lei nº 6.367, de 19/10/86) estabelece: “Acidente do trabalho é aquele que ocorrer no trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação mental ou redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho”.
II. As doenças do trabalho (silicose, afecção do olho), fazem parte do pós-acidente. A inalação, a exposição à iluminação imprópria são circunstâncias acidentais (acidentes) e a prevenção de suas causas localiza-se no pré-acidente.
III. Um acidente do trabalho passa ter significado jurídico desde que ocorra no percurso da residência para o trabalho e vice-versa.
IV. Na indústria, no entanto, não se prescinde de outro sentido, que não seja o de evento infeliz e desagradável. Assim sendo, na segurança industrial, entende-se por acidente um fato ao mesmo tempo previsível e temporário.
Marque com um X a opção correta:
(a) I e III (b) I, II e IV (c) II e III (d) I, III e IV
7) Sejam as afirmativas abaixo.
I. Todos os acidentes podem ser evitados.
II. Agente do acidente é a coisa, substância ou ambiente que sendo inerente à condição de insegurança, tenha provocado o acidente.
III. Fonte da lesão é a coisa, substância, energia ou movimento do corpo que indiretamente provocou a lesão.
Marque com um X a opção correta:
(a) I, II e III (b) I e II (c) I e III (d) II e III
8) Sejam as afirmativas abaixo.
I.Doença do trabalho é qualquer das chamadas doenças profissionais, inerentes a determinados ramos de atividade e relacionadas em atos do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
II. A doença do trabalho é uma doença não degenerativa nem inerente a grupos etários, resultante das condições especiais ou excepcionais em que o trabalho seja executado.
III. A lesão pessoal é o ferimento, a contusão a fratura, a torção, a alteração do bom funcionamento de um sistema ou aparelho, incluídos os estados mórbidos denominados doenças do trabalho.
Marque com um X a opção correta:
(a) I, II e III (b) I e II (c) I e III (d) II e III
9) Marque as afirmativas como verdadeira(V) ou falsa (F).
(V) a) Avaliação de riscos é o processo de estimar a magnitude dos riscos existentes no ambiente e decidir se um risco é ou não tolerável.
(F) b) Para investigar os locais de trabalho na busca de eliminar ou neutralizar os riscos ambientais, existem três modalidades básicas de avaliação.
(F) c) Na avaliação quantitativa, utiliza-se apenas a sensibilidade do avaliador para identificar o risco existente no local de trabalho.
(V) d) Riscos físicos são representados por fatores ou agentes existentes no ambiente de trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores, como ruídos, frio, calor, vibrações, radiações, etc.
10) Marque as afirmativas como verdadeira(V) ou falsa (F).
( F ) a) Entre os riscos ambientais, são considerados riscos ergonômicos, o arranjo físico inadequado, iluminação excessiva ou insuficiente, instalações elétricas defeituosas, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado, etc.
( V ) b) Condução é o processo de transferência de calor que ocorre quando dois corpos sólidos ou fluídos, que não estão em movimento e se encontram submetidos a diferentes temperaturas, são colocados em contato.
( F ) c) Radiação é o processo quando a transferência de calor ocorre em qualquer suporte material. A energia radiante passa por meio do ar, aquecendo não somente a superfície atingida.
( V ) d) Entre as doenças causadas pela exposição a altas temperaturas estão a hipertermia, tontura e desfalecimento devido à deficiência de sódio, distúrbios cutâneos, etc.
11) Marque com um X a afirmativa correta.
( X ) a) Mapa de risco é uma representação gráfica de um conjunto de fatores presentes nos locais de trabalho (sobre a planta baixa da empresa, podendo ser completo ou setorial) que podem acarretar prejuízo ‘a saúde dos trabalhadores.
( ) b) O mapa de riscos, serve entre outras, para reunir equipamentos necessários para o diagnosticar o grau de insegurança e saúde no trabalho na empresa.
( ) c) Na elaboração do mapa de riscos deve-se avaliar os riscos que podem existir no local, conforme a classificação específica dos riscos ambientais.
( ) d) No mapa de riscos, a intensidade do risco, de acordo com a percepção dos trabalhadores, que deve ser representada por tamanhos desproporcionalmente diferentes de bolas.
12) As afirmativas abaixo, são referentes ao Mapa de Riscos, classifique-as como Falso (F) ou Verdadeiro (V). ( V ) a) Para indicarmos riscos físicos utilizamos a cor verde. |
( F ) b) Risco químico e médio será indicado através de círculo médio na cor marron. |
( V ) c) As poeiras vegetais são classificadas como risco químico. |
( F ) d) Pressões anormais são classificadas como risco ergonômico. |
13) As afirmativas abaixo, são referentes a Mapa de Risco, classifique-as como Falso (F)
ou Verdadeiro (V).
( V) a) | Para indicarmos riscos ergonômicos utilizamos a cor amarela. |
( F ) b) | Risco químico elevado será indicado através de círculo grande na cor marrom. |
( F ) c) | As poeiras alcalinas são classificadas como risco físico. |
( V ) d) | A eletricidade é classificada como risco de acidente. |
14) De acordo com a NR6:
I. A empresa não é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação quando as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
II. Compete ao SESMT, ou a CIPA, nas empresas desobrigadas de manter o SESMT, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
III. Cabe ao empregado quanto ao EPI (dentre outras): usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina e responsabilizar-se pela guarda e conservação.
Marque com um X a opção correta:
(a) I, II e III (b) I e II (c) I e III (d) II e III
15) De acordo com a NR6:
I. Cabe ao empregador quanto ao EPI ( dentre outras): a adquirir o adequado ao risco de cada atividade; exigir seu uso; fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho; etc.
II. Cabe ao órgão municipal competente em matéria de segurança e saúde no trabalho cadastrar o fabricante ou importador de EPI;
III. Na lista de EPIs para proteção da cabeça consta: capacete de segurança para proteção contra impactos de objetos sobre o crânio e capacete de segurança para proteção contra choques elétricos; etc.
Marque com um X a opção correta:
(a) I, II e III (b) I e II (c) I e III (d) II e III
16) Marque com um X a afirmativa correta.
( ) a) A contaminação de fungos e bacilos pode acarretar como conseqüências infecções variada externas (ex.:pele) e internas(ex.: hipertensão arterial).
( ) b) Os riscos biológicos são os representados pelas substâncias químicas que se encontram nas formas líquida e gasosa, e quando absorvidos pelo organismo, podem produzir reações tóxicas e danos à saúde.
( ) c) Com relação a simbologia aplicada no mapa de riscos, podemos dizer que a cor azul representa riscos químicos.
( X ) d) Vírus, bactérias e protozoários são considerados riscos biológicos.
17) De acordo com a NR6: “Cabe ao órgão regional do MTE":
I. Receber e examinar a documentação para emitir ou renovar o CA de EPI;
II. Fiscalizar e orientar quanto ao uso adequado e a qualidade do EPI;
III. Aplicar, na sua esfera de competência, as penalidades cabíveis pelo descumprimento desta NR.
Marque com um X a opção correta:
(a) I, II e III (b) I e II (c) I e III (d) II e III
18) De acordo com a NR5, marque com um X a afirmativa correta:
( X ) a) A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
( ) b)A CIPA será composta de 1 representante do empregador e de 2 dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I da NR5.
( ) c) O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, não permitida nenhuma reeleição.
( ) d) Entre as atribuições, o CIPA terá que identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do menor número de trabalhadores, sem a assessoria do SESMT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário