São Organizações sociais, com características próprias e individualizadas. Cada uma tem seus recursos próprios,objetivos, produtos ou serviços, seus problemas, suas pessoas, etc.
Classificação das empresas
Tipos de firma:
Firmas individuais – Representadas por um único empresário ou proprietário que responde pelo seu negócio. São consideradas pessoas jurídicas para fins tributários.
Firmas de Sociedade – Quando duas ou mais pessoas se associam e constituem uma entidade com personalidade jurídica diferente daquela dos indivíduos que a compõe. Podem assumir uma variedade de formas de sociedades comerciais:
a.Sociedade por firma ou nome coletivo;
b.Sociedade por capital e indústria;
c.Sociedade por quotas de responsabilidade limitada (LTDA);
d.Sociedade anônima ou sociedade por ações (S/A);
e.Sociedade em comandita simples;
f.Sociedade por conta de participação;
g.Sociedade cooperativa.
Classificação das empresas
Quanto a propriedade:
Empresas Públicas: São propriedades do ESTADO, cujos objetivos são o bem-estar social e os benefícios da sociedade em geral. Setor público.
Empresa Privadas: São propriedades da iniciativa privada, visam o lucro. Setor privado.
Empresas Mistas ou de Economia Mista: São sociedades anônimas ou por ações e participação pública e privada onde a União, os Estados e os Municípios são sócios majoritários (50% + 1%), detendo a maioria das ações e portanto o controle administrativo.
Quanto aos tipos de Produção:
Empresas Primárias, extrativistas ou industriais: Dedicam-se basicamente a obtenção de matérias primas. Ex.: Empresas de mineração ou prospecção de petróleo.
Empresas Secundárias ou de transformação: Processam e transformam matérias primas em produtos finais. Ex.: Indústrias em geral.
Empresas terciárias ou prestadoras de serviços: Executam e prestam serviço especializado.
Quanto a propriedade:
Empresas Públicas: São propriedades do ESTADO, cujos objetivos são o bem-estar social e os benefícios da sociedade em geral. Setor público.
Empresa Privadas: São propriedades da iniciativa privada, visam o lucro. Setor privado.
Empresas Mistas ou de Economia Mista: São sociedades anônimas ou por ações e participação pública e privada onde a União, os Estados e os Municípios são sócios majoritários (50% + 1%), detendo a maioria das ações e portanto o controle administrativo.
Quanto aos tipos de Produção:
Empresas Primárias, extrativistas ou industriais: Dedicam-se basicamente a obtenção de matérias primas. Ex.: Empresas de mineração ou prospecção de petróleo.
Empresas Secundárias ou de transformação: Processam e transformam matérias primas em produtos finais. Ex.: Indústrias em geral.
Empresas terciárias ou prestadoras de serviços: Executam e prestam serviço especializado.
Recursos empresariais
Constituem a capacidade de ação de uma empresa e normalmente consideram quatro fatores de produção:
1. Fatores naturais;
2. Fatores capitais;
3. Fatores trabalho;
4. Fatores empresa.
A empresa é o agente integrador e coordenador
de todos os fatores de produção.
Fixação e obtenção de capital
Dependerá do porte e ramo de negócio em que se pretende entrar e representará o risco do empreendedor .
Risco
Qualquer evento ou condição em potencial que, em se concretizando, pode afetar negativa ou positivamente um objetivo do projeto.
Estratégias para riscos positivos ou oportunidades
São sugeridas três respostas para tratar riscos que possuem impactos potencialmente positivos nos objetivos do projeto. Essas estratégias são: Explorar; Compartilhar; Melhorar.
Estratégias para riscos negativos ou ameaças
Três estratégias lidam normalmente com ameaças ou riscos que, se ocorrerem, podem ter impactos negativos nos objetivos do projeto. Essas estratégias são: Prevenir; Transferir; Mitigar.
Organização
1.Organização da Empresa: Definida como a ordenação e agrupamento de atividades e recursos. Visa o alcance de objetivos e resultados estabelecidos.
2.Estrutura Organizacional: Conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões das unidades organizacionais de uma empresa. Deve atender as necessidades reais e os objetivos estabelecidos de forma integrada com a organização informal e as estratégias estabelecidas na empresa.
Estrutura Formal: É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.
Estrutura Informal: São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas. Progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.
Áreas Fins
• Englobam as funções e atividades envolvidas diretamente no ciclo de transformação de recursos em produtos e de sua colocação no mercado. Pertencem a esta categoria as seguintes áreas funcionais:
•
1.Marketing: é a função relativa à identificação das necessidades de mercado, bem como a colocação dos produtos e serviços junto aos consumidores.
2.Produção: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado.
Áreas Meios
• Áreas Meios - Congregam as funções e atividades que proporcionam os meios para que haja a transformação de recursos em produtos e serviços e sua colocação no mercado. Podem ser desse tipo, para uma empresa industrial e comercial qualquer, as seguintes áreas funcionais:
1.Administração financeira: é a função relativa ao planejamento, captação, orçamentação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas nas empresas.
2.Administração de materiais: é a função relativa ao suprimento de materiais, serviços e equipamentos, à normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos da empresa.
3.Administração de recursos humanos: é a função relativa ao atendimento de recursos humanos da empresa, ao planejamento e gestão deste recurso, do seu desenvolvimento, benefícios, obrigações sociais etc.
4.Administração de serviços: é a função relativa ao transporte de pessoas, administração dos escritórios, documentação, patrimônio imobiliário da empresa, serviços jurídicos, segurança etc.
5.Gestão empresarial: é a função relativa ao planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas de informações.
Produtos
“Produto é tudo que pode ser oferecido a um mercado para sua apreciação, aquisição, uso ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou a uma necessidade.”
Classificação:
• Duráveis – Com relativa resistência (ex.: eletrodomésticos);
•
• Não Duráveis – Sem resistência (ex.: produtos de higiene e limpeza);
•
• Serviços – Sem durabilidade, extingue-se no momento em que são executados (ex.: corte de cabelo).
Produtos – (“Mercadorias”)
qBens Físicos – automóveis, computadores, eletrodomésticos...
q Serviços – condomínio, educação, concertos em geral...
q Pessoas – Michael Jordan, Xuxa, Airton Senna, Pelé...
qLocais – Nova York, Paris, Veneza, Rio de Janeiro...
qEventos – Rock Rio, Fórmula 1, Olimpíadas, Copa do Mundo...
qIdéias – natal sem fome, planejamento familiar, voluntariado...
Produtos – (“Serviços”)
“Um serviço é qualquer atividade ou benefício que uma parte possa oferecer a outra, que seja essencialmente intangível, e que não resulte em propriedade de coisa alguma. Sua produção pode ou não estar ligada a um produto físico”
qBens Tangíveis – sabão, creme dental, biscoitos....
qBens Tangíveis com Serviços – micros com manutenção, garantia, help desk.....
qHíbridos – restaurantes escolhidos pelo cardápios e serviços...
qServiços com Serviços – passageiros compram transporte através de aviões....
qServiços – educação, psicanálise....
Grau de Importância
“O Produto é o primeiro e mais importante elemento do mix de marketing.
É o elemento chave da oferta mercadológica.
O planejamento de marketing começa pela concepção e desenvolvimento de uma oferta que seja capaz de satisfazer necessidades de clientes potenciais.”
Avaliação do Produto
- Os clientes avaliam as ofertas através de 3 perspectivas:Valor da OfertaCaracterísticas e Qualidade RelativaQualidade Serviços
NÍVEIS DE PRODUTO
A competição ocorre no nível do produto ampliado. É fundamental entender o sistema completo de consumo.
•“A nova competição não é entre o que as empresas produzem, mas entre o que elas agregam ao produto na forma de conceito, embalagem, serviços, propaganda, sugestões do cliente, financiamento, entrega, armazenagem e outras coisas que as pessoas valorizam.”
•Levitt, T. – Kotler Philip. Administração de Marketing, 10ª Edição
Ciclo de vida do produto
- Introdução - Período logo após o lançamento do produto. Se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.
- Crescimento - Período que se caracteriza por um crescimento exponencial da procura acompanhada de uma tendência de massificação do produto ou serviço e uma melhoria substancial da rentabilidade das empresas. É um período também caracterizado por uma grande volatilidade competitiva com muitas empresas a entrarem e a saírem do mercado. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na qualidade, na redução de custos, nos canais de distribuição e no lançamento de novas versões do produto para conquista de quota de mercado.
-
- Maturidade - Neste período o ritmo de crescimento das vendas dá sinais de abrandamento e intensificam-se fortemente os níveis concorrenciais entre as empresas. Visíveis guerras de preço e publicidade. As principais apostas estratégicas são o lançamento de novos produtos e serviços complementares com
o objetivo de conseguir diferenciar a oferta e conquistar o domínio em determinados segmentos de mercado. Continua a aposta na colocação da ênfase nos baixos custos e agora também na comunicação.
-
- Declínio - Neste período a procura entra em derrapagem, os lucros sofrem uma rápida erosão e um número elevado de empresas abandona o mercado. A aposta estratégica é agora manter apenas as variedades de produtos mais competitivos abandonando os restantes. Descontinuidade de produtos.
marca
“um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem um propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de seus concorrentes. (AMA – American Marketing Association)
Nenhum comentário:
Postar um comentário