Gráfico de controle
Oque é - Grafico com limite de controle que permite o monitoramento dos processos
Utilização - verificar se o processo está sob controle.
Facilidade visual mais básico (claramente )
5s- fundamental, auto estima ( vontade, satisfação )
Pdca - planejamento e do cumprimento dos prazos ( clareza ) planejar - fazer checar -agir
Resumo Qualidade p v1
Qualidade
Principais subareas . Gestao da qualidade, qualidade em serviços , normalização e certificação para qualidade, engenharia da qualidade, organizacional, metologia da qualidade, confiabilidade de produtos confiablidade de processos
o conceito predominante na area da qualidade era o da inspecao, no sentido de segregar os itens que apresentavam não conformidades, ou seja uma abordagem predominante corretiva
ainda na decada de 1920 começa a surgir os elementos do que viria a ser a segunda era da qualidade, o controle da qualidade. Walter a Shewhart, em 1924 criou os graficos de controle estatistico do precesso, que foi a transição de uma postura corretiva para uma postura de prevenção, monitoramento e controle. Shewhart também introduziu o conceito de melhoria continua, propondo o ciclo PDCA que depois foi mundialmente difundido por W. Edwards Deming.
Já na decada de 1930 começa a se desenvolver a normalização para a qualidade com o surgimento das normas britanicas e americanas de controle estatistico da qualidade.
A terceira era, denomidada garantia da qualidade tem seu embrião na decada de 1950, com a primeira abordagem sistêmica, proposta poor armand feigenbaum, denominada controle da qualidade total que deveria envolver todas as areas da organização e não só o setor produtivo. A abordagem sistêmica viria a influenciar fortemente as normas da Internacional Organization for standardization ( isso ), série 9000, cuja primeira versão é de 1987, denomidada sistemas de garantia da qualidade. Essa primeira versão da norma traduz o pensamento da terceira era, que surgiu em meio à expansão da globalização, para facilitar a relação de clientes e fornecedores no que concerne as questoes da qualidade.
A quarta era, denomidada gestão da qualidade começou a ser cunhada no japão no periodo pós guerra, quando especialistas americanos, como W. Edwards Deming e Joseph M. juraram participarem do programa de reconstrução. Nesse período, esses especialistas difundiram os conceitos e ténicas da qualidade que foram recebidos com muito entusiasmo pelas empresas japonesas.
o modelo japones controle da qualidade por toda a empresa ( CWQC ) incorporou varios elementos da gestao da qualidade total ( TQM) mas enfatizou alguns aspectos tais como a versão ao desperdício, ênfase na melhoria continua da qualidade e forte participação dos colaboradores. outro elemento importante no modelo japonês era o sistema de parcerias e alianças com fornecedores, que introduziu o conceito de qualidade assegurada.
Portanto a evolução da qualidade pode ser sintetizada em quatro eras: inspeção, controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade.
crosby - zero defeito
dimensão da qualidade produto - tangebilidade
juram - trilogia - planejamento controle melhoria continua
feigenbaun controle total da qualidade
deming redução de variabilidade de processo, pdca , 14 pontos
dimensoes de serviço satisfação ao cliente
gestão da qualidade - organização, controle e liderança
taguchi - diagrama de perda, qualidade desde o projeto inicial até o produto final
Falconi - humanista
Analise de pareto - observar problemas e determinar sua frequencia de ocorrencia para criar melhoria - priorizar os problemas com mais ocorrencia.
Resumo em aula
Deming pdca , controle da qualidade total
Juram trilogia , planejamento controle melhoria continua
falconi humanista
ishikawa diagrama de causa efeito
crosby zero defeito
taguchi diagrama de perda , qualidade desde o projeto incial ate o produto final
feigenbaum controle total da qualidade.
Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.
* O “histograma simétrico” ou de “distribuição normal” apresenta uma freqüência mais alta no centro e que vai diminuindo conforme se aproxima das bordas. Ele representa processos estáveis e padronizados. * O “histograma assimétrico” quando apresenta apenas um ponto mais alto (pico), geralmente, representa uma situação onde a característica de qualidade possui apenas um limite de especificação e é controlada durante todo o processo. * E, o histograma do tipo “ilha isolada”, ou “retângulos isolados”, representa um situação onde certamente houve alguma anormalidade no processo decorrente de alguma falha, erro de medição, etc.
fluxograma - determinar toda sequencia do processo representação
gráfica
coleta e seleção de dados através de pesquisa o que realmente nos temos que resolver qual problema
brainstorming
A Gestão da Qualidade é baseada em estratégias administrativas para obtenção de qualidade em todos os setores e atividades das empresas. Esta gestão tem sido muito utilizada em indústria, educação, governo e serviços.Quando esta gestão ultrapassa seus limites organizacionais(internos da empresa) e passa a visar a qualidade em níveis mais amplos como a dos parceiros de negócios, dos fornecedores e distribuídores esta gestão é chamada de Gestão de Qualidade Total. Atualmente já existe grandes investimentos nessa atividade por organizações públicas e privadas. Para que esta gestão seja bem aproveitada é necessário planejamento, organização, controle e liderança. Uma vez que todos essas etapas promovem a possibilidade de acesso mais fácil a novos mercados, reduzem os custos internos, aumenta a satisfação e a confiança dos clientes, aumenta a produtividade entre outros benefícios. São exemplos de gestão de qualidade o ISO 9000 e o Controle de Qualidade. Uma das maiores preocupações das empresas nos dias de hoje tem sido para a gestão da qualidade, que pode estar voltada para produtos ou serviços. A qualidade dos serviços e dos produtos de uma instituição atualmente são reconhecidos como de extrema importância, portanto houve a criação de certificação de sistemas de gestão da qualidade. Proporcionando redução de custos, aumento da confiança e satisfação dos clientes, melhora da produtividade, da imagem e dos processos, possibilitando fácil acesso aos mercados, a certificação de sistemas de gestão de qualidade avalia as concordâncias que a empresa determina. O ISO 9000 que foi citado pode ser aplicado em qualquer negócio, se resume a melhor capacitação dos funcionários, melhorar processos internos, análise da confiabilidade e satisfação dos clientes, entre outros estudos sobre a qualidade do funcionamento e serviços prestados da organização.
o modelo japones controle da qualidade por toda a empresa ( CWQC ) incorporou varios elementos da gestao da qualidade total ( TQM) mas enfatizou alguns aspectos tais como a versão ao desperdício, ênfase na melhoria continua da qualidade e forte participação dos colaboradores. outro elemento importante no modelo japonês era o sistema de parcerias e alianças com fornecedores, que introduziu o conceito de qualidade assegurada.
Portanto a evolução da qualidade pode ser sintetizada em quatro eras: inspeção, controle da qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade.
crosby - zero defeito
dimensão da qualidade produto - tangebilidade
juram - trilogia - planejamento controle melhoria continua
feigenbaun controle total da qualidade
deming redução de variabilidade de processo, pdca , 14 pontos
dimensoes de serviço satisfação ao cliente
gestão da qualidade - organização, controle e liderança
taguchi - diagrama de perda, qualidade desde o projeto inicial até o produto final
Falconi - humanista
Analise de pareto - observar problemas e determinar sua frequencia de ocorrencia para criar melhoria - priorizar os problemas com mais ocorrencia.
Resumo em aula
Deming pdca , controle da qualidade total
Juram trilogia , planejamento controle melhoria continua
falconi humanista
ishikawa diagrama de causa efeito
crosby zero defeito
taguchi diagrama de perda , qualidade desde o projeto incial ate o produto final
feigenbaum controle total da qualidade.
Um histograma é uma ferramenta de análise e representação de dados quantitativos, agrupados em classes de freqüência que permite distinguir a forma, o ponto central e a variação da distribuição, além de outros dados como amplitude e simetria na distribuição dos dados.
Os histogramas podem ser classificados de acordo com algumas características:
* O histograma chamado de “despenhadeiro”, ocorre quando foram eliminados dados o que corresponde ao “corte” na figura, dando a aparência de que o histograma está incompleto.
* O “histograma com dois picos” costuma acontecer quando há uma mistura de dados diferentes. Por exemplo, a análise de dois tipos de matérias-primas diferentes.
* O histograma do tipo “platô”, ocorre quando há diversas misturas de distribuições com médias diferentes.
gráfica
coleta e seleção de dados através de pesquisa o que realmente nos temos que resolver qual problema
brainstorming
Este módulo te ajudará a levar o seu grupo à tomada de decisões através de um consenso. A técnica pode ser utilizada em: uma reunião comunitária ou com o executivo de uma organização baseada na comunidade; entre gerentes de uma ONG; em um ministério ou secretaria; ou em uma reunião de gestão de uma agência da ONU, com um número de participantes que varie entre cinco e duzentos.
Apesar de você necessitar de boas habilidades de liderança para moderar a reunião, você deve ser firme em se fazer respeitar o formato e as regras básicas da sessão (por exemplo, não se permitem críticas nem comentários) É preciso ter certeza de que você não impôs as decisões, mas que foram decididas pelo grupo. Você está ali para facilitar uma tomada de decisões criativas em grupo.
O propósito do brainstorming:
O propósito de uma sessão de brainstorming é o trabalho em grupo na identificação de um problema, e encontrar, através de uma intervenção participativa, a melhor decisão para um plano de ação que o solucione tal problema.
Pré-requisitos
- Um problema para resolver
- Um grupo com o potencial para trabalhar como um time. Pode ser tanto um pequeno grupo administrativo quanto um time funcional de cinco à dez pessoas (ex. treinadores, trabalhadores de campo, sindicato), ou até uma reunião de toda uma comunidade, podendo chegar de cem ou duzentas pessoas
- Um quadro, grandes folhas de papel em branco ou algo que seja facilmente visível por todos, e alguns marcadores grandes para se escrever e
- Um facilitador(você). Alguém cuja função é extrair sugestões dos participantes, sem impor suas opiniões, e ao mesmo tempo com atitudes de liderança para manter a ordem e o propósito da sessão.
Regras básicas
- O moderador orienta cada sessão
- O moderador pede sugestões aos participantes
- Críticas de sugestões alheias não são permitidase
- Todas as sugestões devem ser escritas no quadro (mesmo as estranhas)
Procedimento:
- Defina o problema
- Peça sugestões relacionadas com o problema mais importante
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Escreva todos os problemas no quadro
- Agrupe os problemas mais parecidos ou relacionados e então
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importantes no topo)
- Crie o objetivo
- Inverta a definição do problema (é a solução)
- A solução do problema definido acima é o objetivo
- Defina o objetivo como a solução do problema
- Escreva o objetivo no quadro e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, escolheram o objetivo
- Defina o objetivo
- Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
- O moderador deve estar ciente disso (Veja SMART um objetivo é mensurável, finito, e possui uma data de conclusão)
- Peça ao grupo para sugerir objetivos
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe os objetivos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram os objetivos mais importantes
- Explique a diferença entre uma meta e um objetivo
- Identifique os recursos e obstáculos
- Peça ao grupo para sugerir recursos e obstáculos
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe todos os recursos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Agrupe os obstáculos mais parecidos ou relacionados
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima) e então
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Identifique a estratégia
- Peça o grupo para sugerir estratégias
- Escreva todas as sugestões no quadro
- Críticas de sugestões alheias não são permitidas
- Agrupe as estratégias mais parecidas ou relacionadas
- Reagrupe e liste-os em ordem de prioridade (os mais importante em cima)
- Lembre o grupo que eles, e não você, criaram a lista
- Escolha a estratégia que está no topo da lista
- Resuma no quadro as decisões em grupo
- o problema
- a meta
- os objetivos
- os recursos
- os obstáculos e
- a estratégia
Informe ao grupo que eles produziram um plano de ação. Se alguém quiser escrever o que foi decidido em cada uma das categorias anteriores, então terão um documento de planejamento padrão. Informe-os que eles criaram um plano como uma equipe, e, portanto, que são os "donos".
Conclusão:
Ser simples não significa que é fácil. Porém, melhora com a prática. Você pode intercalar as diferentes fases do processo com jogos de teatro, jogos ou outras técnicas de trabalho em grupo Experimente e tente estilos diferentes
pdca - planejar, fazer, checar, agir
5 s fundamental , auto estima ( vontade satisfação )
6sigma : controle de defeito, reduz custo
curva abc - priorizar a prioridade[
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